Francisco João Lessa
('in memorian' 23/7/1956 - 28/2/2015)

Foto
OAB-SC 4686

Francisco João Lessa nasceu em Braço do Norte (SC), em 23/07/1956. Filho dos agricultores Irma da Silveira Lessa e João Hilário Lessa, desde cedo estudou no Seminário Casa Don Guanella, em Canela (RS), onde usufruiu de apurada educação que lhe abriu o caminho para o mundo do Direito.

Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (1983), aderiu ao marxismo e tornou-se um militante comunista, inspirado nos ensinamentos do teórico revolucionário Leon Trotsky.

Ativista político, na década de 80, participou do processo de reconstrução das entidades estudantis, dos movimentos sociais e sindicais e do partido político, em meio ao processo de luta pelo fim da Ditadura Militar.

Fundador da Lessa & Assad Rupp, Chico Lessa, como era conhecido, advogou exclusivamente para sindicatos e para os trabalhadores, fazendo com que sua militância e combate o levassem para a linha de frente dos principais movimentos operários e populares em Santa Catarina nos anos 90.

A trajetória sempre marcada pela coerência, seriedade e ousadia, consolidou a qualidade de seu trabalho no campo jurídico em defesa do movimento operário, dos direitos trabalhistas e no combate pelo fim da sociedade capitalista.

Durante os anos 2000, sua atuação jurídica foi decisiva no Movimento das Fábricas Ocupadas no Brasil.

Faleceu, prematuramente, em 28/02/2015.

Era casado com a advogada Cynthia Pinto da Luz e pai da advogada Petra Lessa.

Sua história de vida será sempre lembrada, como a daqueles que contribuem pela construção de um mundo livre da exploração para a maioria das pessoas.

Chico Lessa, presente!